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Perguntas Frequentes
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Introdução à linguísticaNeste curso introdutório à linguística, são analisadas as características das línguas humanas. Ele oferece fundamentos para a análise linguística e auxilia no aprendizado de novas línguas. O curso demonstra que as línguas são sistemas estruturados e que cada uma possui sua própria maneira peculiar de organizar a realidade.
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Fonética articulatóriaSão explorados o conceito e as subdivisões da Fonética, assim como a anatomia do aparelho fonador. O curso abrange a teoria e prática da Fonética Articulatória, incluindo o reconhecimento, reprodução, descrição e simbolização dos sons da fala humana, abrangendo também sons de línguas ágrafas.
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Aquisição de línguasNeste curso, abordam-se os princípios e requisitos da aprendizagem de línguas, a relação entre aprendizagem de línguas e cultura, e contextos monolíngues e bilíngues. São explorados métodos de aquisição, níveis de proficiência, coleta de dados, uso de tecnologias, estratégias de estudo e sessões práticas de aplicação dos métodos
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Análise fonológicaO curso abrange a sílaba, fonemas e traços distintivos. Analisa processos fonológicos e suprassegmentos, destacando a relação entre fonética e fonologia na oralidade e escrita. Aborda também instrumentos de avaliação fonética e fonológica, aplicáveis ao ensino-aprendizagem dos sistemas de escrita.
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Análise gramaticalExamina-se a morfossintaxe de dados linguísticos, a descrição de fenômenos linguísticos e a formulação de hipóteses sobre a estrutura das palavras. Aborda-se também a análise sintática, indo desde o morfema até a oração simples, desmembrando as unidades linguísticas em sua composição.
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SociolinguísticaA disciplina objetiva oferecer ao aluno um maior conhecimento das inter-relações entre língua, sociedade e tradução: Sociolinguística, Ensino e Tradução. As influências sócio-linguístico-culturais de uma sociedade sobre a teoria e a prática do ensino e da tradução, considerando os processos de variação e mudança linguísticas
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Antropologia da culturaNeste curso de antropologia cultural, são abordados o conceito de cultura e diversas teorias, incluindo evolucionismo, funcionalismo, estruturalismo, ecologismo, neoevolucionismo e neofuncionalismo. São investigados temas como cosmovisão, identidade, globalização, choque cultural, etnocentrismo, relativismo, totem e parentesco. Além disso, são exploradas técnicas de pesquisa etnográfica.
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Antropologia da ReligiãoDisciplina abrange a origem da religião, sua função social e as noções de autoridade e carisma. Estuda também a religião popular, os rituais de sacrifício, os diversos cultos, crenças e ritos, além de analisar a cosmovisão, o conceito de deus e o papel dos mitos na compreensão religiosa.
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Comunicação Transcultural do EvangelhoEstudo da Missiologia com ênfase em Comunicação Transcultural e Contextualização e sua contribuição para o discipulado missionário transcultural da igreja para que seja eficiente na transformação do caráter e no confronto com a cosmovisão do indivíduo. Análise, prioritariamente, dos temas: comunicação, contextualização, semiótica e repertório, antropologia cultural, cosmovisão, identidade e identificação, educação e sincretismo; evangelização transcultural.
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Fundamentos da educação interculturalEste curso explora a relevância da língua materna no ensino escolar bilíngue, superando obstáculos em sua implementação. Aborda os estilos cognitivos, processos educativos e os estilos culturais de aprendizagem, preparando para uma educação intercultural eficaz.
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Tradução I e IIExplora-se o conceito de tradução e sua história na Tradução Bíblica. São abordados tipos de tradução, princípios, exegese, recursos e os doze passos do processo. Teorias de tradução, planejamento, papéis no projeto, gêneros textuais, tradutores indígenas e o método de tradução em clusters são também examinados, assim como a Teoria da Relevância.
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Semântica e PragmáticaEste curso trata da comunicação humana e dos papéis desempenhados, por um lado, pelo significado linguisticamente codificado e, por outro, pela interpretação de enunciados em contexto (significado do falante). O componente pragmático se concentrará em uma das principais teorias da pragmática de hoje, chamada Teoria da Relevância. O componente semântico examinará uma série de teorias tradicionais e modernas.

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