top of page

Disciplinas

  • Introdução à Linguística
    Neste curso introdutório à linguística, são analisadas as características das línguas humanas. Ele oferece fundamentos para a análise linguística e auxilia no aprendizado de novas línguas. O curso demonstra que as línguas são sistemas estruturados e que cada uma possui sua própria maneira peculiar de organizar a realidade.
  • Fonética Articulatória
    São explorados o conceito e as subdivisões da Fonética, assim como a anatomia do aparelho fonador. O curso abrange a teoria e prática da Fonética Articulatória, incluindo o reconhecimento, reprodução, descrição e simbolização dos sons da fala humana, abrangendo também sons de línguas ágrafas.
  • Aquisição de Línguas
    Neste curso, abordam-se os princípios e requisitos da aprendizagem de línguas, a relação entre aprendizagem de línguas e cultura, e contextos monolíngues e bilíngues. São explorados métodos de aquisição, níveis de proficiência, coleta de dados, uso de tecnologias, estratégias de estudo e sessões práticas de aplicação dos métodos
  • Antropologia da Cultura
    Neste curso de antropologia cultural, são abordados o conceito de cultura e diversas teorias, incluindo evolucionismo, funcionalismo, estruturalismo, ecologismo, neoevolucionismo e neofuncionalismo. São investigados temas como cosmovisão, identidade, globalização, choque cultural, etnocentrismo, relativismo, totem e parentesco. Além disso, são exploradas técnicas de pesquisa etnográfica.
  • Antropologia da Religião
    Disciplina abrange a origem da religião, sua função social e as noções de autoridade e carisma. Estuda também a religião popular, os rituais de sacrifício, os diversos cultos, crenças e ritos, além de analisar a cosmovisão, o conceito de deus e o papel dos mitos na compreensão religiosa.
  • Comunicação Transcultural do Evangelho
    Estudo da Missiologia com ênfase em Comunicação Transcultural e Contextualização e sua contribuição para o discipulado missionário transcultural da igreja para que seja eficiente na transformação do caráter e no confronto com a cosmovisão do indivíduo. Análise, prioritariamente, dos temas: comunicação, contextualização, semiótica e repertório, antropologia cultural, cosmovisão, identidade e identificação, educação e sincretismo; evangelização transcultural.
  • Fundamentos da Educação Intercultural
    Este curso explora a relevância da língua materna no ensino escolar bilíngue, superando obstáculos em sua implementação. Aborda os estilos cognitivos, processos educativos e os estilos culturais de aprendizagem, preparando para uma educação intercultural eficaz.
  • Falar com GMIL
bottom of page